Show/Hide

16. Festival de teatro ajidanha 2017

Entre os dias 7 e 17 de setembro, o concelho de Idanha-a-Nova será palco de mais uma edição do festival de teatro Ajidanha.

A edição deste ano arranca no dia 7 com a apresentação do programa do festival. Os dias seguintes serão já reservados à arte do teatro materializada nas vozes de vários atores, nas cores de inúmeros espetáculos e nas formas de múltiplos palcos.

Segundo Mia Couto, “o que fez a espécie humana sobreviver não foi apenas a inteligência, mas a nossa capacidade de produzir diversidade”, e este será o enfoque do festival.

A diversidade começa nos espaços onde decorre o festival e a Ajidanha, refutando a centralização da cultura e defendendo o conceito de aproximação ao público, volta a apostar na realização de espetáculos em salas espalhadas pelo concelho, desta vez em Medelim, na Aldeia de Santa Margarida, em São Miguel D’Acha e no Ladoeiro.

O cardápio do festival é também sortido e agrega ao teatro outras formas de arte como o concerto musical de abertura e o filme “O Canto do Galo”, do realizador Ramón de los Santos.

Nos palcos continua a pluralidade, apresentam-se nove peças e recebem-se sete companhias oriundas da Madeira, de Esposende, de Esmoriz, de Lagos, de Pombal, da Galiza e de Lanzarote.

As temáticas e os géneros cumprem também o mote da diversidade, a Camacha traz uma comédia original sobre a ilha da Madeira, Lagos um espetáculo com narração e música, Esposende uma sátira de Sławomir Mrożek, Esmoriz uma comédia sobre um professor com três sogras, Pombal uma stand-up comedy, a Galiza uma adaptação de Cervantes e Lanzarote uma peça cheia de intriga e de tensão.

Em último salienta-se um convidado especial e heterogéneo que é o responsável por manter o festival vivo ano após ano, o Público.

A Ajidanha agradece a todos os espetadores que passaram pelas plateias em edições anteriores e convida-os a virem preencher as plateias desta edição.

“O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana.” (Federico García Lorca)

 

Susana Monteiro Fonseca