Show/Hide

“NO FIM DA LINHA”, de Jean-Pierre Martinez, PELO ALPENDRE TEATRO, DE ANGRA DO HEROÍSMO (ILHA TERCEIRA – AÇORES)

 “NO FIM DA LINHA”, de Jean-Pierre Martinez, PELO ALPENDRE TEATRO, DE ANGRA DO HEROÍSMO (ILHA TERCEIRA – AÇORES)

TEATRO ESTÚDIO SÃO VEIGA | 2025/10/09 (Quinta-feira) 21h30m

 

SINOPSE

 

Numa casa, uma escritora bloqueada e sem conseguir encontrar inspiração para escrever, recebe uma jornalista que a vem entrevistar para uma revista online. Um banco, que apesar de vários telefonemas não consegue resolver um pequeno…”descoberto”. Um editor, desesperado, exige-lhe uma nova obra. Uma comédia inteligente que vai surpreendendo o público à medida que se desenrola a relação entre estas duas mulheres num jogo de forças e manipulação da verdade.

 

FICHA TÉCNICA

 

Produção: Alpendre – Grupo de

Teatro Texto: Jean-Pierre Martinez

Encenação: Markus Trovão

Elenco: Carla Soares e Filomena

Ferreira Luz e som: Pedro Santos

 

HISTORIAL DO GRUPO

 

O Alpendre – Grupo de Teatro foi criado em 1976 e apresentou-se pela primeira vez, no Teatro Angrense, a 27 de dezembro do mesmo ano, com “Guerras de Alecrim e Manjerona”, de António José da Silva, (O Judeu).

Em outubro de 1979, o Alpendre transformou-se em sociedade por quotas. Seis anos depois, em junho de 1985, o Governo Regional dos Açores conferiu-lhe o Estatuto de Instituição de Utilidade Pública.

Desde 1991 tem sede própria, com sala de espetáculos situada na Rua Recreio dos Artistas, no centro histórico de Angra do Heroísmo onde paga uma renda mensal. Para além da atividade na ilha Terceira, o grupo apresentou já os seus trabalhos, por diversas vezes, em todas as ilhas dos Açores e Portugal continental onde, entre outros locais, se apresentou no Teatro da Trindade, em Lisboa. No Brasil, nomeadamente em Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre tendo também se deslocado aos Estados Unidos, nomeadamente na Califórnia e em Nova Inglaterra.

Ao longo dos anos tem criado parcerias com grupos de teatro locais e nacionais, seja através da abertura do seu espaço a outros grupos, ou da colaboração com encenadores externos à Região que integram o grupo no desenvolvimento e apresentação de trabalhos, “Mar me quer”, apresentado em 2018, com a encenação de Pedro Giestas. Trabalho este que foi levado às ilhas de São Miguel e Graciosa.

Recentemente tem apostado na formação, tendo realizado desde 2015 escolas de teatro para o público interessado, sendo que muitos dos formandos acabam por integrar ou colaborar com o grupo nos trabalhos que este tem vindo a apresentar.

Realiza, para além das peças de teatro, outros eventos culturais, como é o caso dos “5 sentidos”, “sete” e mais recentemente o “Festival de Curtas de Artes de Angra do Heroísmo”.

Em 2017 recebeu a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Apresentou já o seu trabalho, por diversas vezes, em todas as ilhas dos Açores, Portugal continental onde, entre outros locais, se apresentou no Teatro da Trindade, em Lisboa, no Brasil, nomeadamente em Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre e nos Estados Unidos, nomeadamente na Califórnia e em Nova Inglaterra.

 

Duração: 60 minutos

Idioma: Português

Classificação Etária: > 12 anos

Posted in Novidades. RSS 2.0 feed.