“CONTRA-TO”, pelo TEATROPO, DE BADAJOZ (ESPANHA)
TEATRO ESTÚDIO SÃO VEIGA | 2025/10/05 (Domingo) 17h00m
SINOPSE
Cinco peças ácidas de raivosa actualidade, onde quase nada é o que parece. Um casamento onde a noiva duvida e se questiona. Duas amigas com um pequeno problema difícil de excluir. A despedida de um casal nos seus últimos momentos contractuais. La venda de um apartamento… com inquilino incluído e não em muito bom estado. E uma consulta médica onde se tratam transtornos especiais de conduta. Uma mistura explosiva que nos fará considerar tudo, tudo.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Elenco:
Noiva e Compradora: Elena Alfonso
Noivo, empregado, revisor, enfocado e homem: Jose Calero
Padre, David e Médico: Ulises Gamero
Amiga 1: Marysol Sudón
Amiga 2 e Carolina: Cristina Morales
Vendedora: Manuela Medina
Mulher: Ana García
Técnicos: Javi Mata
Duração: 60 minutos
Idioma: Castelhano
Classificação Etária: > 14 anos
HISTORIAL DO GRUPO
A Associação Cultural Teatrópodo surge no final de 2010, com o projecto comum de um grupo de amadores do teatro, que já vinham realizando formações de interpretação há alguns anos, com profissionais da área, como Memé Tabares, José Pedro Montero ou Simón Ferrero.
Em outubro de 2010, desejosos de dar um passo em frente nesta aventura, decidem constituir uma associação cultural, e em Janeiro de 2011 começam os ensaios de “Pele de galinha”, comedia escrita e encenada por Simón Ferrero, actor profissional, formado na Escola de Teatro de Extremadura, professor de teatro, escritor e encenador. Como assistente de encenação Isabel Martín, actriz profissional, formada pela Escola de Teatro de Extremadura, assistente de encenação de reconhecidos encenadores, como Esteve Ferrer. A peça estreou em junho de 2011 no Teatro López de Ayala de Badajoz, com a assistência de mais de 400 espectadores. Apresentou-se novamente em dezembro do mesmo ano na Casa de la Cultura de Puebla de la Calzada (Badajoz).
A saída de dois dos elementos do elenco, provoca uma paragem na trajectória do grupo, até entrarem novos actores. Retomam-se os ensaios e a comédia cresce nesta segunda etapa. A reestreia de “Pele de galinha” acontece no dia 4 de janeiro de 2014, no Teatro López de Ayala de Badajoz, com a assistência de mais de 340 pessoas.
Teatrópodo forma parte da FATEX (Federação de Associações de Teatro Amador de Extremadura) desde novembro de 2013.
Desde então, os seus elementos participam em formações de forma incansável, tanto dentro dos cursos e formações que a Fatex promove, assim como qualquer outra que seja possível frequentar.