13. festival TeatrAmador2014

O festival TeatrAmador2014, que decorreu no mês de Outubro de 2014, contou este ano, com a descentralização dos seus espectáculos, pelos diversos espaços culturais do Concelho de Idanha-a-Nova.

Após o nosso convite, Aldeia de Santa Margarida, São Miguel D’ Acha e Toulões aderiram ao nosso desafio, aceitando um espectáculo deste festival. Idanha-a-Velha mais uma vez esteve presente, no âmbito do Casqueiro2014 (graças às boas relações entre a ajidanha e a Lafiv). Em Idanha-a-Nova, houve ainda lugar para o auditório do Centro Cultural Raiano e o Fórum Cultural. Tendo, os restantes espectáculos, decorrido no estúdio teatro da ajidanha, também este com uma imagem melhorada, sequência das diversas intervenções naquele espaço durante o presente ano.

Esta descentralização, permitiu que as expectativas de uma excelente adesão do público fossem concretizadas. O público respondeu da melhor forma, com salas “bem compostas”, durante os diversos espectáculos do nosso festival. Esta situação, pode até ser confirmada por um dos espectáculos com casa cheia, que nem a chuva dissuadiu a presença do público.

Por outro lado, estamos certos de que as juntas de freguesia que nos receberam e connosco quiseram trabalhar, vão querer repetir a experiência e mais entidades o quererão fazer no futuro.

O início do festival, com a aposta nos fados e a continuação do teatro infantil no domingo, prova o sucesso desta escolha e fortalece os laços de cooperação entre a ajidanha e a LAFIV.

A sua programação tentou corresponder ao público que nos recebeu e o resultado foi de facto, bastante positivo, verificando-se a satisfação por parte dos organizadores, dos grupos participantes e do público que assistiu aos espectáculos.

Para tal, foi necessária uma grande equipa por parte da ajidanha, com empenho, para corresponder a toda a logística necessária. Uma equipa capaz de bem receber grupos oriundos do Continente, Ilhas e Espanha. Estamos extremamente orgulhosos, pois foi unânime a manifestação de todos os grupos que nos visitaram, referindo que se sentiam em casa, tal foi a satisfação no acolhimento que receberam. Isto, é-nos bastante gratificante e motivo de um grande reconhecimento, motivo de orgulho.

Orgulhámo-nos igualmente, em mostrar a nossa região, nomeadamente Idanha-a-Nova, Monsanto, Penha Garcia, Idanha-a-Velha e a barragem (não sendo possível mostrar mais, uma vez que o tempo não o permitia). E assim, com a organização destes passeios, quem nos visitou leva uma imagem simpática da nossa região.

O nosso estúdio de teatro melhorado, também foi alvo de admiração e elogios por quem nos visitou, quer pelos elementos dos grupos de teatro participantes, quer pelo público dos espectáculos.

Nesta edição, a ajidanha reforça relações com os grupos que já conhecia (Asta, da Covilhã; Cale Estúdio Teatro, de Canidelo – Vila Nova de Gaia; Chão de Oliva, de Sintra; Semente, da Ilha Graciosa – Açores; TAP, de Pombal; e Ulitimacto, de Cem Soldos – Tomar) e conhece novos amigos (Grupo Teatro de Machico – Ilha da Madeira e grupo de teatro Jubileo de Collado – Jaraíz de la Vera, Espanha).

Com os momentos de confraternização proporcionados pelo festival TeatrAmador2014, a partilha de ideias foi inevitável, com a troca de experiências e realidades de cada grupo. De salientar ainda, os excelentes momentos de bom e saudável convívio, onde até foi possível a realização de um espectáculo de stand up comedy, para os grupos de teatro presentes.

O final desta edição, termina com o espectáculo “TóLôNJS”, uma produção da ajidanha e com “a cereja no topo do bolo”, a apresentação do DVD deste espectáculo.

Para terminar, queremos agradecer a todos os sócios que contribuíram para o êxito na organização deste festival, a todos os elementos dos grupos participantes, aos nossos apoios: Município de Idanha-a-Nova, União de Freguesia de Alcafozes e Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida, Junta de Freguesia de Toulões, Centro de Dia da Freguesia de Toulões, Junta de Freguesia de São Miguel D’ Acha, Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha, Intermarché de Idanha-a-Nova, Pousada de Juventude de Idanha-a-Nova, Diário Digital de Castelo Branco, à imprensa regional, a todos os amigos da ajidanha que de uma forma directa ou indirecta contribuíram para  êxito desta edição e por fim, ao público desta edição que foi deveras fantástico.

cartaz final 2014

TeatrAmador2014

Introdução

Mais um ano feliz para ajidanha,
cheio de projectos, objectivos concretizados, e a vontade de melhorar cada ano.
E quase a terminar mais um ano de árduo trabalho, mais um festival de teatro – o TeatrAmador2014.
Este ano, destaca-se a participação de grupos de teatro dos dois arquipélagos portugueses – Açores e Madeira.
Destacamos igualmente os dois espectáculos realizados a pensar no público escolar.
A grande inovação deste ano, tem a ver com um objectivo antigo, o de descentralizar os espectáculos deste festival, o mais possível, por todo o concelho e pelos seus espaços culturais.
Assim, e depois de contactadas todas as juntas de freguesia, respondemos com a realização de um espectáculo deste festival, às interessadas.
Este festival foi organizado a pensar em si, por isso apareça, rodeado de amigos, que serão todos bem vindos, e… bons espectáculos!

Programa do TeatrAmador2014

Dia 3 de outubro, sexta-feira
Idanha-a-Velha (Sé) 21h30m
FADOS NA SÉ
Público Geral
(englobado no festival Casqueiro2014)

Músicos:
Guitarra Portuguesa: António Sereno;
Baixo: Samuel Garção;
Viola: João Carvalho.

Vozes:
Solange Sousa,
José Correia
e Luís Capão.

Duração: 60 minutos.

Dia 5 de outubro, domingo
Idanha-a-Velha (Sé) 16h00m
“Sopa da Pedra”, de Nuno Correia Pinto, pelo fio d´azeite – grupo de marionetas do Chão de Oliva, Sintra
Maiores de 4 anos
(englobado no festival Casqueiro2014)

Sinopse

Um espectáculo com muita animação e interacção com o público, onde dois frades aproveitam para relatar passagens divertidas da vida do seu mentor – Francisco de Assis, que funcionam como autênticos entermezes no conto tradicional “Sopa da Pedra”. Para isso, constroem marionetas à vista de todos com os materiais ou objectos que encontram no local (Sapatos, jornal, papel…). Um espectáculo que, pensamos, é para todas as idades mas onde reservamos os primeiros lugares para os mais novos. Este conto tradicional, “Sopa da Pedra”, que há séculos passa de pais para filhos – contado tantas vezes nas noites frias enquanto as famílias se reuniam à volta da lareira, ou, agora, depois da ordem dada à televisão para se calar, porque são horas de dormir – , fala-nos de um frade que, com uma pedra, faz uma deliciosa sopa e como dá uma lição a uma aldeia inteira, que não o quer ajudar a confortar o seu “pequenino” estômago. Ao fim e ao cabo uma lição (sobre a falta) de solidariedade, tão comum nos nossos dias, infelizmente. Por isso, uma história actual.

Ficha Técnica

Texto e Encenação_Nuno Correia Pinto;
Intérpretes Nuno_Correia Pinto e Paulo Cintrão;
Operador de luz_André Rabaça;
Direcção de Produção_Nuno Correia Pinto;
Secretária de Direcção e Produção_Cristina Costa.

Duração: 50 minutos.

Dia 9 de outubro, quinta-feira
Idanha-a-Nova (Estúdio Teatro ajidanha) 16h00m
“Alice”, pela companhia ASTA (Covilhã)
maiores de 8 anos

Sinopse

Alice é uma pessoa pequena que observa com os olhos gigantescos da infância as pessoas grandes que a rodeiam. Não compreende que a mesa tenha pernas, ou que os adultos chamem “dona” a pessoas que podem não ser donas de nada. Está a começar a entrar num longo túnel que é o da apropriação da linguagem e, pelo caminho, depara-se com perplexidades que os adultos nem reparam, distraídos como estão com “coisas sérias”. Repleto de referências e ecos da história original de Lewis Carroll e do Principezinho, de Saint-Exupéry. Alice acaba por descobrir no espelho de sua casa um portal para um mundo no qual o avesso é o certo.

Ficha Técnica

produção_ASTA
adaptação e encenação_António Abernú, a partir de “A Verdadeira História da Alice”
texto_Rita Taborda Duarte
interpretação_Graça Faustino e José Meira
atores do vídeo_Carmo Teixeira, Gonçalo de Morais, Inês Santos e Rui Pires
dispositivo cénico_António Abernú, João Cantador e Sérgio Novo
figurinos e imagem_Sérgio Novo
desenho de luz e operação técnica_João Cantador
sonoplastia_António Abernú e Rúben Samuel Páscoa
vídeo_António Abernú
comunicação_Gonçalo de Morais e Rui Pires
produção executiva_Carmo Teixeira e Paulo Espinho

Duração: 50 minutos.

Dia 10 de outubro, sexta-feira
Idanha-a-Nova (auditório CCR) 16h00m
“A nova barca do inferno”, pelo Grupo de Teatro de Machico (Ilha da Madeira)
maiores de 12 anos

Sinopse

Inspirado na peça de Gil Vicente – Auto da Barca do Inferno – o autor faz uma adaptação à sociedade actual, onde os seus líderes serão julgados no juízo final. O Banqueiro, o Padre, A Freira, a Juíza, o Agente desportivo, o Padre, o Presidente da Câmara, a mulher do Telexfree, o Chefe do Governo serão todos julgados pelo Diabo, pelo Anjo e até por Deus. A Nova Barca do Inferno é pois uma comédia.

Ficha Técnica

Encenação e Dramaturgia_Amaro Santos
Iluminação_José Maria
Cenografia_Amaro Santos
Seleção musical_Mário Santos
Cartaz_Nelson Brás
Fotografia_Miguel Jarimba
Interpretação_Nelson Brás, Luís Costa, José Manuel Viveiros, Jordão Coelho, Mónica Perestrelo, Anabela Viríssimo, João Viveiros, Amaro Santos, Claudia Raquel, Mara Santos, Ronaldo Marques.
Produção executiva_Amaro Santos
Produção_Grupo de Teatro de Machico

Duração: 60 minutos.

Dia 11 de outubro, sábado
Idanha-a-Nova (Estúdio Teatro ajidanha) 21h30m
“Romeu e Julieta”, pelo Grupo TAP (Pombal)
maiores de 12 anos

Sinopse

Litigantes casas às paz a levou
Nefasta e trágica. sorte má cuja
Amantes de par um nasceu, implacável
Afasta ódio o que famílias duas dessas

Derrama se povo do sangue o que em
Antigas questões por lutas renovam
Drama o passar-se vai onde, Verona em
Inimigas e nobres famílias duas.

Ficha técnica

Romeu e Julieta (adaptação livre da obra de William Shakespeare)
Encenação e Espaço Cénico_José Carlos Garcia e Nádia Santos
Dramaturgia_Colectiva
Elenco_Cristina David, Gabriel Bonifácio, Gustavo Medeiros, Joana Mendes, Humberto Pinto e Luís Catarro
Desenho de luz_João Alegrete
Cenografia, Adereços e Figurinos_Teatro Amador Pombal
Fotografia_Filipe Henriques, Jorge Ferreira, Nádia Santos e Leonel Mendrix
Grafismo_Leonel Mendrix
Produção_Teatro Amador Pombal

Duração: 60 minutos

Dia 12 de outubro, domingo
São Miguel D’ Acha (Salão Paroquial) 16h00m
“Um dia dos nossos dias”, pelo grupo Cale Estúdio Teatro (Vila Nova de Gaia)
maiores de 12 anos

Sinopse

Como aproveitamos o tempo?
Vivemos atarefados com as nossas preocupações diárias, mas desperdiçamos muito do nosso tempo com o que não nos rodeia.
Duas amigas, mostram como as nossas preocupações se podem prender com o necessário e com o desnecessário: uma, agarrada a uma vida rotineira, de casa para o trabalho; a outra, agarrada a uma vida cibernética onde as redes sociais substituem as relações pessoais.
Um retrato dos tempos modernos onde o revivalismo anda de mãos dadas com a inovação e as recordações de quem fomos acabam por nos afastar de quem somos.

Ficha Técnica

autor_Jorge Geraldo

Criação colectiva de

Cristina Almeida_Carolina
Graça Russo_Gabriela
Filipe Santos_Carlos Bitór (Voz off) – som/operação de som; assistente de direcção

Carlos Gonçalves_Luz/Operação de luz
Cale Estúdio Teatro_Espaço Cénico e Figurinos
Moura Pinheiro_Direcção

Maquilhagem_Maria José Rosalino
Grafismo_Cândido Xavier
Fotografias_Manuel Peixoto
Produção_Cale Estúdio Teatro

Duração: 60 minutos.

Dia 18 de outubro, sábado
Toulões (salão de apoio) 21h30m
“Médico à Força”, pelo grupo de teatro ULTMAcTO (Cem Soldos)
maiores de 6 anos

Sinopse

“Médico à Força” é uma hilariante comédia de equívocos, onde se pode ver, como uma “pequena “ tareia, que o marido dá na mulher, e a sede de vingança desta, levam a uma série de peripécias. Esganarelo, obrigado a ser médico, acaba por se aproveitar da situação para ganhar uns trocos, que sempre lhe dão jeito, para poder beber qualquer coisa. Pode rir-se deste médico ou com este médico, da maneira como aborda as doenças, dos seus diagnósticos e até dos remédios que receita. Ele pode fazer o que quiser, pois, segundo diz, se o doente morrer não torna a vir cá pedir indemnização. Uma comédia para rir e … não só!

Ficha Técnica

Esganarelo_Luís Tomás
Martinha_António Clemente
Senhor Roberto_António Craveiro
Criado 1_António Craveiro
Géronte_António Clemente
Jacqueline_António Craveiro
Lucinda_António Craveiro/António Clemente
Leandro_António Craveiro
Criado 2_Luís Tomás
Adaptação do texto_António Clemente, António Craveiro e Luís Tomás
Contra Regra_Francisca Costa
Ambiências Sonoras_Paulo Serafim
Sonoplastia_Bruno Cartaxo
Luminotecnia_Joel César
Guarda Roupa_Carolina Mourão
Cenografia_Carla Freire
Máscaras_Carla Freire (e família)
Serralheiro_José Craveiro
Sapatos_José Morango
Encenação_António Clemente, António Craveiro e Luís Tomás
Cartaz_Luís Ferreira.

Duração: 50 minutos.

Dia 19 de outubro, domingo
Idanha-a-Nova (Estúdio Teatro ajidanha) 16h00m
“Julieta tiene un desliz”, pelo grupo teatral “El Jubileo”, de Collado, Jaraíz de la Vera (Espanha)
Público Geral

Sinopse

Eduardo e Margarita, fazem parte de um casamento acomodado, que cuida muito as aparências.
A sua filha Julieta, é moderna e alegre, mas… tem um deslize.
Luisa a criada, ladra e muito especial e um sério mordomo, tentam convencer a Andrés vendedor de seguros, a tapar o deslize.
Mal-entendidos, coincidências e situações hilariantes estão presentes nesta peça, para que o espectador, passe os dois actos numa pura gargalhada.

Ficha Técnica

Interpretação (por ordem de entrada):
Luisa_Natalia Martín Muñoz
Eduardo_Juan José Prstojevich Yorio
Margarita_Nelly González Rodríguez
Mayordomo_Raúl Gálvez Quiroz
Julieta_Eva Fuentes Rodríguez
Andrés_Manuel Simón Vicente
Encenação_Nelly González Rodríguez

Duração: 1h30m

Dia 25 de outubro, sábado
Aldeia de Santa Margarida (Palheiros do Jardim Público) 21h30m
“Hotel Sarilhos”, pelo grupo de teatro “A Semente” da Ilha da Graciosa (Açores)
maiores de 6 anos

Sinopse

A acção desenrola-se num hotel termal. Com a chegada dos hóspedes, o hotel vai ganhando vida. Vicente, dono do hotel, surdo, e a sua filha Patrícia, sonhadora, fazem todos os possíveis para que os seus hóspedes tenham uma excelente estadia. Será que conseguem?

Ficha Técnica

Encenação_o grupo e Toni Nobre;
Cenografia_o grupo;
Elenco_Ana Félix, Daniela Bettencourt, Fátima Costa, Lúcia Aguiar, Marina Silva, Teresa Ávila, Bruno Silveira, Fernando Aguiar, João Natal, Manuel Osvaldo e Toni Silveira.

Produção_Grupo de Teatro A Semente;
Assistente de produção_Jorge Cunha;
Caracterização_o grupo;
Montagem e operação de luz e som_Fernando Costa.

Duração: 95 minutos

Dia 26 de outubro, domingo
Idanha-a-Nova (fórum cultural) 16h00m
“TóLôNJS”, uma peça de teatro sobre Toulões… com gentes de Toulões.
maiores de 12 anos

Sinopse

Tólônjs, rebusca histórias, tradições e vivências da aldeia beirã dos Toulões.
A dramaturgia deste espectáculo, é construída mediante o contributo do elenco do espectáculo, constituído por Toulonenses, contributos esses, que nos transportam para a vivência de algumas das histórias desta típica aldeia beirã… as caganitas da Velha Ginja, no correio da Zebreira vem uma missiva do Vaticano para o Ti João Castelhano, o sempre divertido Ti Nico na Tasca da Ti Magra, os lobos que circundam a aldeia e após muito procurar, encontramos finalmente o Ti Salgueiro.
Estas são algumas das dádivas que este espectáculo tem para oferecer.

Ficha Técnica

Dramaturgia_Rui Pinheiro
Encenação_Bruno Esteves e Rui Pinheiro.
Desenho de luz_Bruno Esteves
Cenografia_Rui Pinheiro
Apoio à cenografia_Ana Rocha
Interpretação_Elvira Moreira, Maria Hermínia Jacinto, Maria Monteiro, Maria Moreira da Cruz, Maria Rola Xavier e Piedade Manteigas.
Operação de luz e som_Bruno Tapadas
Fotografia_Alexandre Fernandes e Rui Afonso
Produção executiva_Rui Pinheiro
Produção_Ajidanha
Duração: 50 minutos.

Ficha Técnica do TeatrAmador2014

Cartazes e flyers_Paula Varandas
Apoio técnico aos grupos_Bruno Esteves e Bruno Tapadas
Publicidades sonoras_Bruno Tapadas
Arranjo das faixas publicitárias_Andreia Oliveira
Newsletters_Bruno Esteves
Bar ajidanha_Miguel José e Pedro Grácio
Registo vídeo_Miguel José e Pedro Grácio
Comunicações à imprensa_Cristina Preguiça
Fotografias_Alexandre Fernandes
Apoio à organização_Paulo Vaz
Produção Executiva_Rui Pinheiro
Produção_ajidanha

Organização/Apoios

ajidanha
Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

União de freguesias de Alcafozes e Idanha-a-Nova
Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida
Junta de Freguesia de São Miguel D’ Acha
Junta de Freguesia de Toulões

Diário Digital de Castelo Branco
Intermarché de Idanha-a-Nova
Pousada da Juventude de Idanha-a-Nova