Show/Hide

11. festival TeatrAmador2012

cartaz_final_2012

TeatrAmador2012 

É com enorme prazer que vos apresentamos mais uma edição do TeatrAmador, que apesar de não estar prevista no Plano de Actividades a realizar no ano de 2012, se considerou ser uma actividade demasiado importante para a vida da nossa associação e do próprio concelho, para que se pudesse perder.
Assim, com este festival de teatro continuamos a contribuir para a diversidade da oferta cultural na região.
Mais uma vez contaremos com participação de dois grupos da vizinha Espanha, vindos desde Palas de Rei (Galiza) e de Cáceres (Extremadura).
A nível nacional, contamos mais uma vez com a participação da ESTE – Estação Teatral da Beira Interior (companhia Profissional convidada). Além deste grupo, irão marcar presença as seguintes companhias de teatro amador: a Companhia do Sol, de Lisboa, o Teatro Amador de Pombal, o Teatro Amador de Vendas Novas e a própria Ajidanha.
Esta edição terá como principal inovação, a realização no primeiro dia de um passeio, convidando-se assim, de uma forma diferente, toda a população desfrutar, em vários pontos da Vila, de uma pequena representação teatral, até chegar ao local do festival.
Este festival tem sido ao longo dos anos, um dos eventos mais significativos da Ajidanha, contribuindo em muito, para a história da nossa associação.
Relativamente a esta edição, atestamos a qualidade das peças que vão ser apresentadas durante os dois fins-de-semana de realização do festival.
Mais uma vez, apresentámos um festival a pensar em si, pelo que esperámos a sua presença. Esperamos que o mesmo seja do vosso agrado.

19 de Setembro de 2012
O Presidente da Ajidanha,

Rui Pinheiro

 

IMG_6887

No dia 19 de Outubro de 2012, iniciou-se mais uma edição do festival TeatrAmador. O ponto de partida foi junto ao lago dos Bombeiros, em Idanha-a-Nova. A companhia ESTE, apresentou “Tempo… Ontem… Espaço…”quatro pequenos quadros, que encaminharam de uma forma inovadora o público, até à Junta de Freguesia, local do próximo espectáculo do festival.

IMG_6998

Pelas 21h30m, o grupo Metátese Teatro, de Palas de Rei, da Galiza, apresentou o espectáculo “O País da Auga”. Este espectáculo contou com a presença de  70 pessoas no público.

Este grupo trouxe várias lembranças daquela região da Galiza que ofereceu a ajidanha. Ofereceu igualmente alguns livros: “Rutas Xacobeas na Comarca da Ulloa”, “Chemins de Saint-Jacques dans la Région D’ Ulloa”, “Guía gastronómica da comacrca da Ulloa”.

 

No final dos espectáculos que iniciaram o TeatrAmador2012, o grupo Metátese Teatro fez uma típica Quemada Galega com os membros da Ajidanha, ESTE e Metátese presentes.

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

Na tarde do dia 20 de Outubro, a ajidanha acompanhou o grupo Metátese teatro num passeio pelo Concelho de Idanha-a-Nova, visitando as aldeias de Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia.

IMG_7265

No dia 20 de Outubro, pelas 21h30m o grupo De La Burla Teatro, de Cáceres, apresentou o espectáculo “Que no daría fo”. Este espectáculo contou com a presença de 50 pessoas no público.

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

No sábado à noite o grupo Metátese teatro fez uma Quemada Galega no Bar le Charlot, em Idanha-a-Nova.

IMG_7351

No dia 26 de Outubro de 2012, pelas 21h30m, o grupo ajitar apresentou o espectáculo “Os amigos do mar”. Este espectáculo contou com a presença de 50 pessoas no público.

IMG_7408

No dia 27 de Outubro de 2012, pelas 21h30m, o grupo de Teatro Amador de Pombal, apresentou o espectáculo “A Demanda”. Este espectáculo contou com a presença de 40 pessoas no público.

IMG_7500

No dia 28 de Outubro de 2012, pelas 16h30m o grupo de Teatro Amador de Vendas Novas, apresentou o espectáculo “Tributo ao Triciclo”. Este espectáculo contou com 40 pessoas no público.

IMG_7623

No final do festival TeatrAmador2012, a ajidanha quis homenagear o público de Idanha, oferecendo um troféu do festival.

Para isso, escolheu a D. Edeviges como representante desse público, tendo conta a sua assiduidade aos espectáculos promovidos pela Ajidanha.

D. Edeviges ficou sensibilizada com esta surpresa, elogiou o trabalho da ajidanha e lamentou o facto de não haver mais público nas iniciativas da nossa associação.

flyer 2flyer 1