Show/Hide

09. festival TeatrAmador2010

Festival TeatrAmador2010

“Este ano, o TeatrAmador chega mais cedo a Idanha. Decorrerá de 2 a 5 de Setembro, e conta com a presença de cinco grupos. O seu formato, apesar de mais reduzido, mantém a sua estrutura habitual: uma companhia profissional convidada, grupos amadores de Portugal e Espanha e um espectáculo dedicado às crianças.A inovação deste ano, será o preço dos bilhetes, uma vez que é livre, ficando ao critério do público, o valor com o qual pretende contribuir, no final de cada espectáculo.Outra novidade, será a realização de um espectáculo no Restaurante “O Espanhol”.Esperamos por si, para que este festival seja mais um sucesso da Ajidanha. Venha à nona edição do nosso festival anual, venha ao TeatrAmador2010!”

27/07/2010

Rui Pinheiro

Presidente de Direcção

 

No dia 2 de Setembro de 2010, o primeiro espectáculo do TeatrAmador2010, foi apresentado pelo Teatro das Beiras, contou com a presença de cerca de 90 pessoas no público, o que foi bastante satisfatório para a organização do festival.
Neste dia, a ajidanha contou igualmente com a visita do Dr. Pedro Pitta, da Delegação da Região Centro do Ministério da Cultura.

FOTO A NEVEFOTO A NEVE [1]_3

 

O espectáculo “A Neve”, uma adaptação para teatro de contos de Vergílio Ferreira, pela companhia profissional Teatro das Beiras, da Covilhã.
“A Neve” é um espectáculo construído a partir de cinco contos de Vergílio Ferreira: O Encontro, A Palavra Mágica, A Fonte, A Galinha e A Estrela.
São histórias que, interligadas, revelam um humor triste e alguma nostalgia em relação à condição humana. Memórias de um tempo, que não foi assim há tanto tempo, em que o coração dos homens era frio como a neve.
Vergílio Ferreira (1916- 1996) nasceu em Melo, Gouveia, e repartiu uma boa parte da sua ida pelo Interior: Gouveia, Fundão, Bragança, Évora. A neve que virá a ser um dos elementos fundamentais do seu imaginário romanesco, é o pano de fundo da infância e adolescência passadas na zona da Serra da Estrela. Talvez por isso, a sua obra revela tanto a vida na província e reflecte o contraste campo / cidade.
Os contos de Vergílio Ferreira traduzem e mostram a essência do povo português entre os anos 40 e 80. São 50 anos de prosa feita de amarga ternura lírica, uma certa visão quase irónica, quase desoladora feita de desalento pessimista, mas onde o homem solitário tende para o Homem Total, onde o eu particularíssimo se aproxima do Eu universal. Aqui temos uma inclinação para descobrirmos a subtileza da alma portuguesa. Uma alma latina, saudosista, plena de surpresas.
Adaptação, dramaturgia e encenação: José Carretas Cenografia: Nuno Lucena e José Carretas Música original: Telmo Marques Figurinos: Margarida Wellencamp desenho de luz: José Carretas e Joana Oliveira Intérpretes: Fernando Landeira, Pedro Damião, Pedro Silva, Rui Raposo Costa, Sónia Botelho e Teresa Baguinho.

Teatro das Beiras (2)

No dia 3 de Setembro de 2010, o grupo De La Burla Teatro, de Cáceres (Espanha), apresentou o espectáculo “El día menos pensado”. Este espectáculo contou com a presença de 45 pessoas no público.

de la burla teatro (4)

No dia 4 de Setembro de 2010, pelas 21h30m, decorreu o espectáculo: “A(c)tordoado, Sit Down Comedy (porque eu não sei fazer Stand Up”, um monólogo cómico de Sofia Bernardo. Este espectáculo decorreu no Café/Restaurante “O Espanhol” e teve a presença de 85 pessoas no público.

 

O Teatro Amador de Pombal – TAP, apresentou no dia 4 de Setembro de 2010, pelas 16 horas, o espectáculo infantil do TeatrAmador2010. Este espectáculo contou com a presença de 55 pessoas no público.

tap (1)

No dia 5 de Setembro de 2010, pelas 21h30m, o grupo de teatro Palha de Abrantes, apresentou o espectáculo “Dois irmãos”, o último do TeatrAmador2010. Este espectáculo contou com a presença de 30 pessoas no público.

palha de abrantes (1)

Além do empenho dos elementos da Ajidanha, a realização deste festival foi possível, também graças ao apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia de Idanha-a-Nova, Delegação da Região Centro do Ministério da Cultura, Ecomarché de Idanha-a-Nova, Pousada de Juventude de Idanha-a-Nova, Restaurante “O Espanhol” e ao publico que assiste aos espectáculos do festival.

IMG_4730

No final, a ajidanha realizou mais um álbum de fotografias. Desta vez sobre a 9.ª edição do festival TeatrAmador.