Show/Hide

iTi 2015

Foi um grande orgulho para a ajidanha recebeu nos dias 1, 2 e 3 de maio de 2015, a primeira edição do iTi – intercâmbio de Teatro ibério.

cartel ajidana

O iTi constitui-se num projecto transfronteiriço, de criação artística. Surgiu da vontade mútua da ajidanha e do grupo De La Burla Teatro, de Cáceres.
Esta iniciativa teve por base o improviso e a partilha de experiências criativas entre os participantes dos diversos grupos Actores, encenadores e produtores de Espanha e Portugal. Durante os trabalhos, nos três dias, a partilha criativa foi a nota dominante”.
Miguel Sopas de Pombal, foi o orientador artístico deste iTi. Não existiu qualquer obrigatoriedade em apresentar um resultado final, não havendo nenhum compromisso.

portuguésespañol

Este projecto, de certo contribuiu para o enriquecimento dos elementos participantes, quer pelas vertentes abordadas durante o fim de semana, quer pela troca de experiências entre os diversos elementos de cada grupo de teatro.

PROGRAMA rui 2

Para esta primeira edição, foram convidados grupos amigos, de ambos países.

Estiveram presentes nesta edição:

Ajidanha, de Idanha-a-Nova – Portugal

Cale Estúdio Teatro, de Vila Nova de Gaia – Portugal

De La Burla Teatro, de Cáceres – Espanha

Jachas, de Torrejoncillo – Espanha

Teatro Amador de Pombal – Portugal

Plétora, de Plasencia – Espanha.

Nesta curta oficina de formação foram abordados e comentados alguns exercícios e jogos teatrais simples, estabelecendo objetivos a três níveis:

– permitir aos formandos conhecer, experienciar e discutir alguns aspectos básicos da
técnica do actor em teatro;
– dotar os participantes de um conjunto de enunciados simples que poderão facilmente
ser adaptados a diversas actividades lúdicas e teatrais com grupos alvo de várias idades;
– desenvolver exercícios vocacionados para a improvisação e interpretação teatral, ora
explorando a criatividade e a imaginação, ora experienciando linguagens teatrais assentes na convenção e na forma (que nos afastam das estéticas realistas e naturalistas).

Assim, procurou-se transmitir enunciados de exercícios de aquecimento, de exercícios de improvisação (explorando conceitos como imagem, partitura e consciência espacial), e de jogos teatrais que, apesar da sua simplicidade, permitiram abordar e trabalhar de forma directa alguns dos “apoios invisíveis” nos quais a técnica do actor assentou:
– na capacidade de integrar um grupo, trabalhando em colectivo de forma disponível e atenta;

– na consciência do seu corpo e da sua voz, e a experiência das possibilidades destes num domínio extraquotidiano;

– na capacidade de escuta;

– na consciência dos ritmos e do espaço;

– na consciência da relação entre as nossas sensações interiores e subjectivas, e a expressão teatral e exterior dessas mesmas sensações.

logo negro

Miguel Sopas – nota biográfica

Iniciou o seu percurso artístico em 1998, no Teatro Amador de Pombal, trabalhando como actor, encenador e técnico. Em 2004, concluiu o Curso de Teatro – opção de Formação de Actores (Bacharelato), na Escola Superior de Teatro e Cinema, e, em 2007, o Curso de Teatro – ramo de Teatro e Educação (Licenciatura), na mesma escola. Em 2010, concluiu uma pósgraduação em Filosofia – Área de Especialização em Estética, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Como actor profissional, trabalhou com encenadores como Rogério de Carvalho, Graeme Pulleyn, Ana Tamen, Claudio Hochman, Maria João Luís, Rodrigo Francisco e Bruno Bravo, em estruturas como a Companhia de Teatro de Almada, o Ensemble – Sociedade de Actores (Porto), a Cassefaz (Lisboa), o Teatro Regional da Serra do Montemuro, o Teatro da Terra (Ponte de Sor) ou Os Primeiros Sintomas (Lisboa). Tem frequentado regularmente workshops, estágios e cursos intensivos de formação complementar, sendo de destacar as formações que realizou com Mario Gonzalez, Nuno Pino Custódio, Filipe Crawford, Christophe Patty e Etienne Champion, Antonio Fava, e com a Companhia Philippe Genty. Em 2008, encenou, para o Teatro Língua (Lisboa), Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente. Em 2010, para o Teatro da Terra, encenou Diógenes, de Pablo Albo, e, em 2011, para a mesma companhia, dirigiu Guerras do Alecrim e Mangerona, de António José da Silva.
Lecciona regularmente as disciplinas de Interpretação e Dramaturgia, em cursos profissionais de escolas como a ACT – Escola de Actores, ou a EPI – Escola
Profissional de Imagem (ETIC).

iTi

 

Esta primeira edição contou com a presença de elementos de três grupos de teatro de cada um dos dois países, de Portugal o grupo ajidanha de Idanha-a-Nova, o Teatro Amador de Pombal e o Cale Estúdio Teatro, de Vila Nova de Gaia, de Espanha vieram os grupos De La Burla Teatro, de Cáceres, Jachas Teatro, de Torrejoncillo e Plétora, de Plasência. Sendo o formador deste encontro Miguel Sopas (curso de teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema), nome sugerido pelo grupo de Teatro Amador de Pombal com o qual tem colaborado frequentemente.
Para os grupos organizadores (Ajidanha e De La Burla Teatro) este encontro superou todas as expectativas, além dos conteúdos programáticos da formação terem sido de grande qualidade, houve um paralelismo com momentos de convívio entre os elementos presentes, que se tornaram únicos, formando-se uma família de amigos muito coesa.
A troca de experiências entre os diversos grupos, aconteceu per si, sendo também esta, uma mais-valia muito importante do iTi.
A ajidanha quer deixar um agradecimento muito especial ao bar e ao restaurante que acolheu o iTi, ao André Oliveira pela sua interpretação de beat box, ao José Relvas, pela mostra do adufe aos visitantes do iTi e às adufeiras de Idanha-a-Nova, que em número e vestidas a rigor, cantaram algumas músicas populares de Idanha-a-Nova, emocionando todos os presentes.
Durante o encontro foram ainda recolhidas algumas ideias, que irão permitir a continuidade do iTi, tais como o local, o formato e as áreas que podem vir a ser exploradas pelos futuros participantes.
Ficamos assim com a certeza, que este encontro pelos momentos vividos, dificilmente será esquecido pelas pessoas que nele participaram.