Show/Hide

Escolinhas de Teatro

 

 

escolinhafinal

 

Escolinha de Teatro 2009 (2.ª fase)

Decorreu de 1 a 9 de Abril de 2009, a segunda parte do workshop “Escolinha de Teatro”, no âmbito do projecto Idanha + futuro.
Este workshop decorreu no espaço de ensaios da ajidanha e contou com a orientação de Jorge Alonso e de Carla Miguel

No dia 09 de Abril de 2009, realizou-se uma apresentação final dos jovens envolvidos, que decorreu pelas 21h30m no espaço de ensaios da ajidanha (na Junta de Freguesia de Idanha-a-Nova). Este projecto foi um verdadeiro sucesso e na referida apresentação, contou com a presença de sessenta pessoas no público. Esta actividade da ajidanha, contou com a orientação artística de Carla Miguel e de Jorge Alonso.

Escolinha de teatro – 2008/2009

No dia 12 de Janeiro de 2008, deu início a mais uma “Escolinha de Teatro”.

Desta vez, engloba-se no projecto “Idanha + Futuro”, tendo contado com a participação de vinte jovens do Concelho de Idanha-a-Nova, tendo decorrido aos sábados, no período da tarde, até ao dia 1 de Março.
O local de realização da mesma, foi no Pavilhão Polidesportivo da Escola Profissional da Raia de Idanha-a-Nova – EPRIN.

No final desta actividade, apresentou-se um trabalho com os participantes envolvidos, apresentação essa, no dia 1 de Março de 2008, com uma assistência de 163 pessoas no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova.

A formação desta actividade esteve a cargo de Jorge Alonso, de Viana do Castelo e de Carla Miguel, sócia da Ajidanha. Nesta actividade encontrou-se também presente a Dra. Alcinda Matos, coordenadora do projecto “Idanha + Futuro”.

 

ESCOLINHA DE TEATRO – 2006

 

No dia 20 de Julho de 2006, deu início a primeira “Escolinha de Teatro”,  organizada pela Ajidanha.

Esta iniciativa integrou-se no projecto 3 Culturas. Tem o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, do Centro Cultural Raiano e do Clube de Ténis de Idanha-a-Nova.

Decorreu entre os dias 20 e 28 de Julho de 2006, sendo direccionado para crianças dos 6 aos 12 anos.

A actividade foi ministrada por Joana Marques, Jorge Alonso e Marta Vilarinho.

A coordenação geral, deste projecto esteve a cargo do formador Jorge Alonso.

No dia 28 de Julho, por volta das 18h30m, as crianças envolvidas na Escolinha de Teatro, exibiram uma pequena apresentação, resultante dos diversos trabalhos desenvolvidos neste projecto.

Antes desta apresentação, foram proferidas umas breves palavras, tendo iniciado Rui Pinheiro, Presidente da Ajidanha, que salientou a importância deste projecto para a Ajidanha, uma vez que entende ser uma forma de despertar aos mais novos, o interesse pelo teatro.

Seguiu-se Joaquim Pinto, Presidente do Clube de Ténis, que salientou igualmente, a importância do intercâmbio e do bom relacionamento entre as associações, sendo esta actividade um exemplo disso.

Por último, Jorge Alonso, coordenador do projecto, evidenciou que o mais importante neste tipo de projectos, são as crianças e também os valores que lhes são incutidos, sendo o teatro uma boa forma pedagógica, para atingir esse fim.

A apresentação correu bem, tendo sido do agrado dos presentes (formadores, crianças, pais, amigos e convidados), tendo até alguns pais, manifestado interesse no desenvolvimento de mais edições da Escolinha.

Após o pequeno espectáculo apresentado, Jorge Alonso, entregou a cada uma das crianças, o respectivo Certificado de Participação.

Esta cerimónia contou também com a presença do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, tendo o mesmo, comentado o seu agrado, nomeadamente pelo empenho e motivação mostrados pelas crianças que participaram na actividade.

No final houve um pequeno convívio com todos os presentes, tendo sido oferecido um pequeno lanche (confeccionado pelas sócias Andreia Oliveira e Elisabete Gomes).

Por parte da Ajidanha, o nosso agradecimento ao Jorge Alonso, à Marta Vilarinho e à Joana Marques por tudo.

Um agradecimento ao Clube de Ténis, pela cedência do espaço.

Um agradecimento às entidades que nos apoiaram nesta actividade, Câmara Municipal e Centro Cultural Raiano (Projecto 3 culturas).

E por último, a todos os sócios que de uma forma ou de outra, contribuiram para que mais um objectivo da Ajidanha fosse alcançado.