Show/Hide

atelier de teatro do gesto

De 21 a 24 de fevereiro de 2013, decorreu o Atelier de Teatro do Gesto, cujos formadores foram José Carlos Garcia e Nádia Santos.

Participaram como formandos neste atelier, Ana Grilo, Bruno Esteves, Elisabete Gomes, Pedro Grácio e Rui Pinheiro.

Neste atelier, onde os elementos vocais e instrumentais, rítmicos e plásticos estão ao mesmo nível do texto, e por sua vez ao serviço da comunicação. Neste espaço, permitiu-se aos participantes a construção do jogo dramático, recorrendo ao improviso e à invenção gestual para desenvolver a acção.

O atelier iniciou por abordar o lado puramente físico e experimental das personagens, procurando os comportamentos destas através dos gestus que surgiam. Para em seguida, explorar os arquétipos e as convenções neles existentes, caracterizando as personagens, não através do estado de alma ou de características psicológicas, mas através dos comportamentos físicos.

Criou-se assim, uma cumplicidade entre as formas de improvisação, a gestualidade e a comunicação não verbal.

atelier teatro do gesto (15)

atelier teatro do gesto (14)

atelier teatro do gesto (5)

atelier teatro do gesto (36)

atelier teatro do gesto (7)

jcg
José Carlos Garcia 
Director Artístico/Actor/Encenador 
Nascido em Moçambique, em 1969, frequentou entre 1991 e 1994 a Escola de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô – EPAOE, onde também trabalhou como técnico de Luz. Em 1996 como actor e co-fundador co-director artístico da Companhia do Chapitô, trabalha com diversos encenadores como António Pires, Claude Krespin, Fernando Gomes, Francisco Salgado, John Mowat, Paula Sá Nogueira, Nuno Carinhas, Nuno Pino Custódio e Sandra Faleiro. Tem desde 1997 desenvolvido o seu trabalho de encenação em Os irmãos Lenga-Lenga; Águas; Planeta Maravilha; Gente Diferente; Uma Luz Um Sol;Caminho da Liberdade; Histórias Que Me Contaste Tu; Ibéria; Trocadilhar; Peter Pan para o Zoomarine de Albufeira em parceria com Gina Tocchetto; Na Casa da Dona Infortúnia; Vincent, Van, Gogh; Las Ensaladas; Há Mar em Lisboa; Happy Birthday; encenou e desenvolveu a dramaturgia das peças Novecentos, 1325 e Lorcas. Em 2012 encenou A Volta ao Mundo em 80 Dias com o teatro Gorakada em Espanha Fez assistência de encenação na Companhia Paulo Ribeiro, na peça Auto da Barca do Inferno e Noite de Reis com encenação de John Mowat. Exerce ainda como formador actividades na área do Teatro, Teatro do Gesto, Teambuilding, entre outros. Em 2001 e 2002, participou nas séries televisivas O Fura-vidas, A Minha Família é uma Animação e Liberdade 21. Em 2005/06 faz a coordenação e direcção artística da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira e participou como actor no filme de Carlos Beja Lastro. Em 2010 integra o elenco da telenovela “Laços de Sangue” uma co-produção entre a SIC e a Rede Globo. Produção vencedora de um Emmy. Em 2012 integra o elenco da série “Depois do Adeus” como protagonista para a RTP 1.
Nádia Santos 
Actriz 
Tem formação como actriz na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE) onde terminou a Licenciatura em Estudos Teatrais – Interpretação em 2003. Durante a sua formação académica e artística estudou em Inglaterra, na School of Arts, em França na École Philippe Gualier, e fez parte do Projecto Thierry Salmon com o maestro Carlo Cecchi em 2005, e com quem voltou a trabalhar em 2006 em Itália. Entre 2007 e 2009 foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) tendo-se estabelecido por dois anos em Nova Iorque onde concluiu o programa Two -Year Conservatory do Michael Howard Studios, e onde estudou com Polina Klimovitskaya, Patsy Rodenburg (Shakespeare), Olympia Dukakis (tragédia grega), Debora Kempmaier (scene study), Fay Simpson (Lucid Body Tecqnique), Linda Powell, Ryan Shams, entre outros. Estreou-se profissionalmente em 2001 no Teatro Nacional S. João com José Wallenstein. Em Portugal estudou e trabalhou ainda com Carlos J. Pessoa, Alan Richardson, António Capelo, António Durães, Mª Emília Correia, João Lourenço (Teatro Aberto), José Carlos Garcia (Companhia de Teatro Chapitô), Bruno Bravo, Helena Pimenta (Teatro Nacional D. Maria II) ou Filipe Crawford. Desde 2008 tem trabalhado também como Assistente de Encenação em vários projectos de teatro. Estreou-se no cinema em 2004 com Joaquim Leitão, e participa regularmente em séries televisivas desde 1998. Em 2012 completou o Mestrado em Ciências da Comunicação – Cinema e Televisão, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Tem registo de Formadora de Expressão Dramática pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.